14 de mai. de 2009

Top of Mind Internet

O UOL, em parceria com o Datafolha, realizou hoje a entrega do terceiro Prêmio Top of Mind Internet, iniciativa que reconhece as marcas mais lembradas pelos consumidores da web em 25 categorias.

Os vencedores foram apontados a partir de pesquisa realizada em seis capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília. Foram ouvidas 2.048 pessoas, com 14 anos ou mais e que acessam a internet pelo menos três vezes por semana. Os entrevistados tiveram de responder qual marca vem em primeiro lugar à sua mente em cada uma das categorias pesquisadas.

"O interesse pela publicidade online vem crescendo ano a ano. Por isso a importância do Top of Mind Internet, servir como principal referência para empresas e agências do retorno obtido com suas estratégias de comunicação na web", destaca Enor Paiano, Diretor de Publicidade do UOL. Segundo o executivo, os resultados da pesquisa servem também de subsídio para enriquecer a análise sobre o posicionamento da marca em relação à concorrência e a performance junto a segmentos específicos - como uma região do país ou uma certa faixa etária -  informações estratégicas para o planejamento de uma estratégia digital.

A margem de erro da pesquisa, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Quando ocorreu empate entre duas empresas, o awareness – soma dos percentuais daqueles que se lembram da marca em primeiro lugar com as demais marcas lembradas, independentemente da ordem de lembrança – foi usado como critério para definir o vencedor.




Conheça os vencedores das categorias:

•    DVD Player → LG 

•    TV → LG 

•    Câmera Digital → Sony 

•    Refrigerador → Brastemp 

•    Computador e Notebook → Dell e LG 

•    Acessórios de Informática → Não houve vencedor * 

•    Operadora de Telefonia Celular → Vivo e OI 

•    Aparelho de Telefone Celular → Nokia 

•    Banco → Itaú 

•    Cartão de Crédito → Visa 

•    Cerveja → Skol 

•    Refrigerante → Coca-Cola 

•    Lanchonete → McDonald's 

•    Cia. Aérea → GOL 

•    Automóvel → Volkswagen e Fiat 

•    TV por Assinatura → NET 

•    Serviço Público → Não houve vencedor * 

•    E-Commerce → Americanas.com 

•    Higiene Pessoal → Não houve vencedor * 

•    Produtos de Beleza → Natura 

•    Artigo Esportivo → Nike 

•    Plano de Saúde → Unimed 



Categorias Especiais:

•    Top Teen → McDonald's 

•    Feminino → Natura 

•    Heavy User → NET 

* Nas categorias onde não houve vencedor, nenhuma empresa alcançou expressivo destaque em relação aos demais concorrentes



Adnews

Nenhum comentário: