Olá, é com prazer que escrevo pela primeira vez aqui, no Promidia! Antes de fazer uso deste espaço vou me apresentar: me chamo Cristiano Vieira, sou Designer de Produtos e faz algum tempo, atuo no mercado, já trabalhando em agência e com clientes próprios: bares, restaurantes, lanchonetes, atendendo outros profissionais, até mesmo outros designers sem muita afinidade com projetos gráficos, etc. Mergulhei no mundo das embalagens, e sou apaixonado por este veículo de comunicação, que une arte, informação e função prática.
Hoje é meu primeiro dia num novo trabalho, cujo objetivo definido na minha contratação foi "fazer a marca se destacar", fazendo o que sei fazer melhor: design. Isto me fez lembrar dos primeiros computadores e seus manuais.
Os primeiros computadores pessoais, vinham com manuais sem muita informação e eram muito técnicos, porém a Apple começou a fornecer o Apple II com um belo manual, bem ilustrado, claro e objetivo, com a função de refletir o que o computador realmente era: elegante. Alguns eram contra desperdiçar o tempo fazendo manuais "bonitinhos", porém, o que aconteceu foi que os manuais da Apple funcionaram como um chamariz para novos clientes, que tinham pouco conhecimento em informática e acharam que com aquele manual, estariam fazendo uma compra segura. Além disso, a concorrência foi obrigada a assumir que passaram sim a copiar os famigerados manuais e que a Apple estabeleceu um padrão de excelência.
Por estar sempre usando todos os canais possíveis da melhor forma possível, é que hoje conhecemos uma empresa que não é lider em volume de vendas, mas que é a mais lucrativa no segmento, além de continuar sendo o padrão para a concorrência (que o diga os computadores "all-in-one" da HP, Positivo e Dell), seja no hardware, no modelo de négócios e na percepção de mercado, fazendo de tudo uma mídia!
Estamos dando atenção prioritária às novas redes sociais, novas ferramentas, idéias sofisticadas e pecando no básico? Vamos pensar nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário