A Neogama/BBH afirma que a campanha assinada pela Africa para a rádio Mitsubishi, lançada na última semana, é plágio de uma criação sua para comunicar o patrocínio da Renault ao festival de Cannes - Sérgio Gordilho, sócio e diretor de criação da agência Africa, afirma que a peça é criada a partir de um efeito gráfico e que existem milhares de referências na publicidade e de arte mundial que a utilizaram da mesma maneira.
"Além disso, a idéia da campanha é divulgar o lançamento da rádio, a Mitsubishi FM, e a criação de um artifício novo", explica Gordilho.
Diz a agência:
"A NEOGAMA/BBH vem a público informar que está tomando as medidas cabíveis referente a plágio, feito pela agência África a seu cliente Mitsubishi, de campanha criada pela NEOGAMA/BBH em 2007 para promover o patrocínio da RENAULT ao Festival Internacional de Cannes.
O conceito criativo utilizado na peça anteriormente criada pela NEOGAMA/BBH apresenta o nome do festival em inglês - Cannes Lions - composto através de imagens de trechos de estradas que aludiam a letras; e foi veiculada em todo o material de divulgação do festival: programa, livro dos delegados, pôsters afixados no Palais des Festivales e na Croisette, e na forma de anúncio no jornal impresso diariamente Lions Daily News. A campanha "criada" pela agência África para o lançamento da rádio Mitsubishi, veiculada está semana, se vale exatamente da mesma idéia gráfica, com a montagem de palavras e do dial da emissora através de fotos de trechos de estradas."
Abaixo, logo após o comunicado da Negama, você pode ver parte de uma peça da Africa, a peça criada pela Neogama no ano passado e um referência retirada na internet, citada por Gordilho
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Fonte: Meio&Mensagem
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