
O marketing viral ou a publicidade viral são técnicas de marketing utilizadas geralmente em web, normalmente é realizado para criar buzz e aumentar o share of mind de um produto, marca ou serviço.
Geralmente as peças virais vem em formato de filme ou animação, trazendo um apelo emocinal ou um tom bastante humorístico, essa técnica estão sendo difundida há poucos anos porém já existe há mais tempo que o marketing em si, chamamos ela de propaganda boca-a-boca.
Quando gostamos de um produto indicamos a uma outra pessoa e assim por diante até que acaba virando uma epidemia, hoje essa técnica ganhou mais inovação e tomou conta da internet.
Para fazer um viral dar certo, os profissionais precisam ter um completo e perfeito planejamento de comunicação, pois se houver ruídos entre a mensagem e o receptor o viral não irá surtir efeito nenhum, mas quando acontece da técnica virar epidemia pode ser digno até de Festival de Cannes e até uma mídia televisa, que foi o caso do Dove Evolution viral criado pela Ogilvy : http://br.youtube.com/watch?v=iYhCn0jf46U
Para realizar bem a distribuição do viral pela internet, os profissionais escolhem alguns sites e blogs que irão aguçar a vontade do público, deve-se levar em consideração neste momento não apenas o número de pessoas “viralizadas”, mas também a qualidade desta viralização – pertinência de público atingido e o efeito desta mensagem sobre ele. Ou seja, o impacto da mensagem no target.
Nenhum comentário:
Postar um comentário