17 de jul. de 2010

Logo da Copa de 2014.

Vicente Vazquez Fernandes criou sua versão do logo da Copa do Mundo, que será realizada em 2014 aqui no Brasil. Vicente não tem formação acadêmica na área de Design, Comunicação e muito menos em Publicidade. Curioso e dedicado, ele aprendeu a mexer em Corel Draw X4, Adobe Fireworks CS4 e Adobe Photoshop CS4 por si próprio.

Quando recebi sua versão do logo da Copa, perguntei a ele a sua opinião: “Indigno do nível dos designers que há neste país. Parece ser mais um trabalho onde se olhou muito para o que o autor quer expressar e pouco para o que o público leigo pode efetivamente entender ou interpretar. A maneira como as formas remetem a uma mão cobrindo um rosto numa expressão de medo, vergonha ou algo que o valha é evidente e certamente será motivo de muitas piadas ao longo dos próximos quatro anos. A distribuição das formas parece mal resolvida e, dependendo do tamanho da imagem, o ‘2014’ parece um ‘Z01A’”.

No dia 08 de Julho de 2010, a nova logomarca foi revelada. Logo descobrimos que a responsável pelo design foi a ‘Agência África’ que foi fundada em 2002 pelo publicitário Nizan Guanaes e mais 4 sócios. A agência está entre as maiores do Brasil, detentora de contas grandes como Itaú, Seara, Vale e entre outros.
Sérgio Gordilho, co-presidente e diretor de criação da agência África, e sua equipe foram os responsáveis pela criação da logomarca que irá representar o Brasil durante esse 4 anos.
“Quando eu vi o logo sendo apresentado para o mundo, senti vergonha”.

Qual é a diferença da Agência Africa e o Vicente Vazquez?
A Agência tem pessoas que estudaram muito para estar lá, são os melhores profissionais da área, escolhidos a dedo, conhecedores de marketing, criação, conceito, briefing, psicodinâmica das cores, consumidor, planejamento e etc.
Vicente acha que não sabe de Marketing, Comunicação, Conceito, Cores e etc. Ele provou que uma pessoa dita como "leiga" pode fazer sua versão de uma logomarca melhor que a original e traduzir o que nós brasileiros, leigos ou estudados, estamos sentindo nesse exato momento: Vergonha!




Eu acompanho as criações do Vicente Vazquez e acredito que ele tem o perfil de um Publicitário Criativo, Vicente, invista nisso! Obrigada!

Escrito por Carla Zatorre
Revisado pelo jornalista Vinicius Milani.

Nenhum comentário: