27 de jun. de 2009

Agência do Ano no Cannes 2009.

A DM9DDB acaba de ser anunciada como Agência do Ano do Festival de Cannes 2009, à frente de outra brasileira, a AlmapBBDO, que também foi vice-campeã em 2008 passado, atrás da BBDO NY. A turca DDB&CO, de Istambul, terminou o festival deste ano na terceira posição. Esta é a terceria vez que a DM9DDB leva o prêmio para o País, já que havia sido campeã em 1998 e 1999. O Brasil ainda conquistou o mesmo título em 2000, com a AlmapBBDO, e 2001, com a F/Nazca S&S.

O prêmio de Agência do Ano leva em consideração o total de pontos dos prêmios e indicações ao shortlist em Film, Press, Outdoor e Radio.

A agência comandada por Sérgio Valente teve a mesma quantidade de Leões e shortlists da AlmapBBDO, mas levou vantagem por ter mais Pratas. Ao todo, a DM9DDB faturou dois Ouros, duas Pratas e dois Bronzes, além de 14 shortlists no total. Já a AlmapBBDO teve também dois Ouros, mas ficou com quatro Bronzes, além de seus 14 shortlists.

Com duas agências no Top 3, a rede DDB acabou levando o título de Rede do Ano, à frente da BBDO e da Ogilvy&Mather.

O Palme D'Or 2009 ficou para a Phenomena, da Tailândia. Na sequência aparecem Smuggler e Hungry Man, dos Estados Unidos, seguidas por Academy (Reino Unido), O Positive (EUA), MJZ, Partizan, Rattling Stick (Reino Unido), Wanda Productions (França) e Landia (Argentina).

Fonte: M&M.

Nenhum comentário: