A Carla me enviou essa notícia, vim apenas publicar!
Boa noite!
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Mesmo sabendo que o conceito de liderança é elástico, podendo remeter a diferentes interpretações, Meio & Mensagem resolveu consultar um grupo representativo de formadores de opinião, pedindo a eles que indicassem nomes de profissionais que consideram líderes do mercado brasileiro de comunicação na atualidade.
Parte da edição impressa que circula nesta semana e comemora os 31 anos do jornal, a sondagem foi realizada em fevereiro e contou com a participação de 120 presidentes ou diretores de anunciantes, agências, veículos e fornecedores especializados. A todos foi feito igual pedido: indicação de até cinco líderes, atuantes nestes mesmos quatro segmentos, e de até três profissionais tidos como novas lideranças por terem trajetórias de destaque desde o ano 2000.
Aproximadamente cem nomes foram mencionados como líderes da atualidade e outros cerca de cem foram apontados como novos líderes (ver quadro com os primeiros do ranking nas págs. 98 e 100). Os 15 profissionais mais votados como líderes do mercado podem ser agrupados em quatro perfis distintos: empresários, executivos, criativos e institucionais.
O mais numeroso deles é o de empresários, o que leva a crer que, quando é dono ou sócio de uma companhia, o líder adota postura mais participativa perante todo o mercado. Além disso, existem características comuns entre empreendedores e líderes.
Neste grupo estão: o campeão de votos, Nizan Guanaes, sócio do Grupo ABC e presidente da Africa, citado por 55,4% dos entrevistados que indicaram líderes atuais; Luiz Lara, sócio e presidente da Lew'Lara\TBWA (34,5%); Roberto Justus, presidente do Grupo Newcomm e da Y&R (24,5%); Roberto Civita, presidente do conselho de administração do Grupo Abril (20,9%); Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom (9,1%); e Nelson Sirotsky, presidente do Grupo RBS (7,3%).
É curioso notar que quase a totalidade dos citados atua em empresas majoritariamente nacionais, embora alguns tenham sócios internacionais, como Guanaes, Justus e Civita. Apenas Luiz Lara está em uma companhia na qual o capital nacional é minoritário, apesar de esta inversão ter ocorrido recentemente, no final de 2007.
Apesar disso, no que diz respeito ao mercado de agências, estão presentes na lista os dois líderes dos maiores grupos que ainda preservam marcas genuinamente nacionais na porta de suas empresas: Guanaes e Fischer.
Mesmo tendo seu "temperamento difícil", ressaltado por alguns dos eleitores, Guanaes é reconhecido pela construção do Grupo ABC, hoje a maior holding nacional de agências. O destaque à sua postura empreendedora, que extrapola o mercado de comunicação, convive com seu poder midiático, com o qual atrai holofotes por onde passa.
Poder criativo
O fato de um terço dos 15 profissionais mais votados ser oriundo da criação publicitária e ainda nela estar focado apenas reforça a importância capital dessa área para toda a atividade. Hoje, esses cinco criativos são também empresários, com participações acionárias significativas nas agências que dirigem.
Quem puxa a fila é o vice-campeão de votos Marcello Serpa, sócio e diretor de criação da AlmapBBDO (50,9%), seguido por Fábio Fernandes, presidente da F/Nazca S&S (30,9%), Alexandre Gama, presidente e diretor geral de criação e planejamento da Neogama/BBH (23,6%), Washington Olivetto, sócio-fundador da W/ (10,9%), e Celso Loducca, presidente da Loducca (6,4%).
Dois executivos que lideram o principal veículo de comunicação do País e um dos maiores grupos de agências multinacionais aqui presentes também receberam menções significativas: Octávio Florisbal, diretor geral da Rede Globo (21,8%), e Sérgio Amado, presidente da Ogilvy (11,8%).
Dois líderes de associações representativas do mercado e de órgãos institucionais que zelam pelo bom relacionamento entre os players nele atuantes aparecem entre os mais votados: Dalton Pastore, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (33,6%), cuja gestão está chegando ao fim, depois de três mandatos e da realização do IV Congresso Brasileiro de Publicidade em 2008 (após hiato de 30 anos); e Petrônio Corrêa, presidente do Conselho Executivo das Normas-Padrão (8,1%), reconhecido por seu empenho na costura do acordo que sustenta o modelo brasileiro de remuneração - vital para a sobrevivência financeira das agências.
Neste grupo institucional também é importante mencionar novamente dois outros profissionais já citados anteriormente: Luiz Lara, que a partir do mês que vem deverá suceder Pastore na presidência da Abap, entidade na qual teve participação ativa nos últimos anos, e Marcello Serpa, recentemente conduzido à presidência do Clube de Criação de São Paulo com o propósito de estabelecer um parâmetro mais rígido para o principal anuário da publicidade brasileira.
Em relação a Serpa, os formadores de opinião ouvidos enaltecem sua reputação como um dos mais admirados profissionais da atividade - interna e externamente - e sua capacidade de manter um comportamento discreto e consistência criativa duradoura na equipe que comanda.
Nova geração
O número de votantes na sondagem de novas lideranças feita por Meio & Mensagem foi um pouco menor do a que apontou as lideranças já consolidadas do mercado, já que parte dos consultados não conseguiu reconhecer profissionais que se destacassem mais fortemente a partir do ano 2000, segundo os critérios propostos. Além disso, as respostas foram mais pulverizadas, o que é natural, considerando que muitos líderes da nova geração ainda estão em sedimentação.
Na opinião dos formadores de opinião ouvidos, a maior dificuldade é o fato de as lideranças estabelecidas na publicidade brasileira ainda serem relativamente jovens, com idades em torno dos 50 anos, e estarem em plena atividade.
O nome mais indicado como novo líder foi o de Sérgio Valente, presidente da DM9DDB, que recebeu menções de 17,5% dos entrevistados votantes. Fruto do reconhecimento ao trabalho que vem desenvolvendo à frente da DM9DDB, uma das maiores agências brasileiras, onde teve a difícil tarefa de comandar uma estrutura até então muito identificada com o sócio Nizan Guanaes.
Mostrando a força da comunicação digital e interativa, na segunda colocação surge o presidente da Isobar, Pedro Cabral (13,4%), citado como "visionário e consistente", "desbravador da web" e de "pensamento holístico".
Na sequência aparece o único profissional de anunciante entre os mais votados de toda a pesquisa: o diretor de marketing do Bradesco, Luca Cavalcanti (11,3%). Dois criativos fecham a lista de novos líderes: o experiente Mario D'Andrea, CCO da JWT (10,3%), e o caçula Fernando Campos, sócio e diretor de criação da SantaClaraNitro (9,3%).
Mais votados
Os formadores de opinião ouvidos por Meio & Mensagem indicaram até cinco nomes de profissionais que consideram líderes do mercado brasileiro de comunicação na atualidade, com atuação nas áreas de agências, anunciantes, veículos e fornecedores especializados. Os mais votados foram:
1º Nizan Guanaes, sócio do Grupo ABC e presidente da Africa 55,40%
2º Marcello Serpa, sócio e diretor de criação da AlmapBBDO 50,90%
3º Luiz Lara, sócio-presidente da Lew'Lara\TBWA 34,50%
4º Dalton Pastore, presidente da Abap 33,60%
5º Fabio Fernandes, presidente da F/Nazca S&S 30,90%
6º Roberto Justus, presidente do Grupo Newcomm e da Y&R 24,50%
7º Alexandre Gama, presidente da Neogama/BBH 23,60%
8º Octávio Florisbal, diretor geral da Rede Globo 21,80%
9º Roberto Civita, presidente do conselho de administração do Grupo Abril 20,90%
10º Sergio Amado, presidente da Ogilvy 11,80%
11º Washington Olivetto, sócio-fundador da W/ 10,90%
12º Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom 9,10%
13º Petrônio Corrêa, presidente do Cenp 8,10%
14º Nelson Sirotsky, presidente do Grupo RBS 7,30%
15º Celso Loducca, presidente da Loducca 6,40%
Nova geração
Para a mesma base de entrevistados, a reportagem pediu indicações de até três profissionais considerados como novas lideranças do mercado nacional, por terem trajetórias que se destacaram a partir do ano 2000. Os mais citados foram:
1º Sérgio Valente, presidente da DM9DDB 17,50%
2º Pedro Cabral, presidente da Isobar 13,40%
3º Luca Cavalcanti, diretor de marketing do Bradesco 11,30%
4º Mario D'Andrea, chief creative officer da JWT 10,30%
5º Fernando Campos, sócio e diretor de criação da SantaClaraNitro 9,30%
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Pois é, a criatividade "domina". rs.
Passar bem...
Fonte: Meio & Mensagem
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