14 de out. de 2008

Garfield em alta.

Garfield, o personagem criado na década de 70 por Jim Davis, comemora 30 anos de existência em 2008. Em função disto a ITC - empresa que licencia o personagem no Brasil - apresentou ao mercado e licenciados, em evento realizado nesta quarta-feira, 15, as novidades desenvolvidas pela Paws Incorporated, empresa detentora dos direitos de licenciamento e do personagem, para comemorar a data.Emprestar seu rosto às tiras cômicas diárias em jornais e revistas, publicações editoriais, séries de televisão e filmes de longa metragem em 63 países é algo comum quando se fala de Garfield. E ao que tudo indica a associação dos mais diversos artigos a "um humano em pele de gato", como descreve Davis, parece ser uma fórmula de sucesso para as marcas. Segundo dados da MasterCards Global Research & Global CO-Branding, entre homens, mulheres, mães, crianças e adolescentes, a média de reconhecimento espontâneo do público no Brasil é de 94%.Segundo Peter Carrero, presidente da ITC, o sucesso se repete no Brasil - onde o gato preguiçoso é representado no setor de licenciamento há 23 anos, com 25 contratos ativos, sendo que - de acordo com o executivo - muitos dos produtos com a marca Garfield são líderes de mercado em seus segmentos.Entre as novidades está o lançamento de 52 novos episódios em diversos países em 2009, que no Brasil foram vendidos para o canal de TV fechada Cartoon Network e para a Record em TV aberta, conforme revela Glenn Nigliaccio, diretor de licenciamentos da ITC. Já em maio de 2009 acontece a estréia de uma animação pela PlayArte em 180 salas de cinema. A versão brasileira do longa terá a voz de Garfield interpretada pelo músico e apresentador João Gordo.A ITC assinou uma série de outros contratos com marcas que atuam em segmentos que vão da alimentação à saúde, entre outras áreas, que desejam ter o gato mais famoso do mundo em evidência junto a seus produtos. No Brasil, a Batavo já lançou sua versão da famosa lasanha do Garfield e licenciou também pizzas congeladas que ainda serão lançadas no mercado. A Yoki lançou uma pipoca para microondas junto com uma promoção, que dará 500 iPods aos consumidores e a Comtheys em breve deve colocar no mercado um total de 26 itens, que vão de skates a canecas, com a cara do personagem.As licenciadas que já tem contratos com a ITC e lançarão outros produtos são Arcor, com confeitos e chicletes, Editora Alto Astral, que publica quadrinhos de Garfield, Dental Clean, com uma linha de higiene bucal, Buba Toys, de brinquedos e Puquet, em sua linha de pijamas e meias infantis. Editora LP&M, Caderbrás, Grafon's, e Casas Pernambucanas também vão atrás da força de um personagem que já se firmou no mercado para realizarem promoções, lançarem e divulgarem produtos junto aos consumidores. A meta na ITC é, conforme explica Nigliaccio, é fechar, até o final de 2008, outros dez licenciamentos.Karen K. Blank, vice-presidente de licenças para a Ásia, Japão e América Latina da Paws, diz que o fato de ele ser um verdadeiro ícone é, sem dúvida, uma vantagem nos dias de hoje. "Garfield continua jovem e cada vez mais criativo", finaliza.
Fonte: Meio&Mensagem.

Nenhum comentário: