11 de ago. de 2008

Publicidade representa 10% do faturamento de TV paga

A publicidade só é responsável por 10% do faturamento de TV paga, segundo Otavio Jardanovski, diretor da PTS (Pay-TV Survey), em sua palestra "O mercado de TV paga", durante a ABTA 2008 (Associação Brasileira de TV por Assinatura).
No ano passado, o setor faturou R$ 6,2 bilhões (assinatura mais taxa de adesão), sendo que desse total, apenas R$ 639 milhões provêm da publicidade. Nos Estados Unidos essa realidade é diferente: dos US$ 75 bilhões faturados no ano passado pelo setor, US$ 27 bilhões são provenientes da publicidade, o que representa 36% do faturamento. "No Brasil, a fonte de renda de TV paga são os assinantes. E a realidade dos Estados Unidos é diferente porque foi a partir de 1998 que os norte-americanos passaram a assistir mais TV paga que aberta, o que não acontece no Brasil", justifica Jardanovski. No País, 70% da audiência televisiva vêm da TV aberta e 30%, da paga.
Porém, Jardanovski acredita que em 2013 haverá um aumento de assinantes, passando dos atuais 5,4 milhões para 10 milhões e a penetração de TV paga atingirá 15% das residências. "Mesmo assim ainda estaremos bem abaixo de outros países latino-americanos. Hoje, a Argentina tem 60% de penetração nas residências", diz. Já a projeção do faturamento para 2013 é de que seja de R$ 12,6 bilhões.
Fonte:Propmark

Nenhum comentário: