19 de jul. de 2008

Polêmica.

Uma campanha criada pela TBWA/Paris para a Anistia Internacional e que ganhou um Leão de Bronze no último Cannes Lions, na categoria Press, está causando polêmica. O problema é que o anunciante diz não ter aprovado a comunicação e que, inclusive, a considera "negativa". Mesmo assim, a agência francesa inscreveu a campanha e acabou sendo premiada.


Os anúncios, focados nos Jogos Olímpicos de Pequim, trazem imagens fortes, com pessoas sendo torturadas em ambientes esportivos. Com os títulos "Natação", "Arco e Flecha" e "Levantamento de Peso", as peças apresentam a seguinte assinatura: "Depois dos Jogos Olímpicos, a luta pelos direitos humanos vai continuar".

A polêmica gira em torno do fato da TBWA/Paris ter inscrito uma campanha que não foi aceita nem pela matriz mundial e nem pelo cliente. As imagens foram amplamente divulgadas na internet e, segundo a Anistia Internacional, não refletiam a visão da organização sobre os Jogos Olímpicos. As cenas, inclusive, não estão no site oficial da organização. A explicação dada pela TBWA diz que a campanha foi de responsabilidade de um único indivíduo e que medidas já foram tomadas para que não ocorra novamente.

Fonte: Propmark

Nenhum comentário: