21 de mai. de 2007


História da Propaganda


A propaganda moderna surgiu da evolução pela qual passamos nos últimos 500 anos, quando ocorreram os grandes aceleradores da produção. Os descobrimentos, aumento populacional, racionalização da agricultura, concentração urbana, acumulação de capitais e mão-de-obra, formação de grandes empresas e, finalmente, o domínio da técnica.Todos esses fatores fizeram desencadear a Revolução industrial, tornando-se fatores massificadores da produção e consumo de bens e utilidades. Novas utilidades foram criadas com o surgimento das grandes concentrações populacionais, tornando o consumo maior e o giro do dinheiro mais rápido, o que estimulou, ainda mais, a produção.Dessa forma, com o domínio da máquina e da energia, bens e utilidades puderam ser fabricados em grande escala e oferecidos a um número crescente de pessoas.É aí que entram os meios de comunicação e a propaganda. O consumidor deve ser informado que determinado produto está à venda, quais suas qualidades e vantagens e até mesmo ser induzido a preferir aquele produto e não os concorrentes. É preciso ir em busca de novos fregueses e não ficar esperando que eles venham até nós.A comunicação precisa chegar até eles, onde quer que estejam os produtos, serviços ou o que quer que se esteja vendendo. E assim a propaganda começou a ser feita efetivamente, comercialmente e evoluiu ao que vocês conhecem hoje.


História da Publicidade


No século XV, com a invenção da imprensa mecânica, por Gutemberg, vão registar-se grandes progressos ao nível dos meios de comunicação. Surgiram os primeiros panfletos, o primeiro cartaz e as gazetas que introduzem o hábito de leitura. Em l625, apareceu no periódico inglês "Mercurius Britannicus" o primeiro anúncio publicitário de um livro. Em l63l, começam a ser criadas nas gazetas uma pequena secção de anúncios. Estava então encontrada uma nova fonte de receitas para o jornal, que até aí vivia unicamente da venda de assinaturas.As primeiras mensagens publicitárias, pretendiam ser essencialmente informativas. Com Benjamin Franklin, a publicidade começou a ser encarada do ponto de vista do consumidor e não do anunciante, ou seja, em vez de se limitar a descrever o produto, começam a surgir as primeiras tentativas, para estimular a venda desse produto.Em 1745, surge em Inglaterra, o primeiro jornal dedicado à publicação de anúncios publicitários -"General Advertiser". O mesmo acontece em França em l75l, com o jornal "Les Petites Annonces" e uns anos mais tarde surge o "Jornal d’ Annonces", o "Jornal d’ Affiches" e o "Petites Affiches".Volney B. Palmer ficou conhecido como o primeiro angariador publicitário e criador da primeira agência, ao planear a publicidade de vários anunciantes em l84l. John Wanamker planeou a primeira campanha publicitária para uma loja de roupas masculina e serviu-se, para além dos anúncios de imprensa, de painéis de exteriores, de desfile de carros decorados e de oferta de galhardetes. Em França, Emile de Girardin, criou no seu jornal "La Presse" um suplemento publicitário, ligando ao mesmo tempo o preço da publicidade à tiragem. A agência de F. W. Ayer, fundada em l869, em Filadélfia, começa a fornecer diversos serviços de apoio ao cliente. De certa forma aparece como a precursora da moderna agência de publicidade de serviço completo e de autonomia da profissão.No início do século XX, inicia-se uma outra fase, que passa pela tratamento plástico que se poderia dar aos anúncios publicitários, nomeadamente cartazes. Começam a ser explorados outros conceitos ao nível da imagem que não tinham sido ainda abordados.Com o advento da era industrial, com a produção em massa e a consequente necessidade de aumentar o consumo dos bens produzidos, a publicidade começou a ser mais persuasiva nas suas mensagens e foi perdendo o carácter informativo. O valor da publicidade na economia cresceu com o desenvolvimento industrial. Com o aparecimento da rádio e da televisão, desencadeou-se um dinamismo publicitário e empresarial que não mais parou. O progresso tecnológico revoluciona o mercado da comunicação e faz com que apareçam no mercado novos produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades dos consumidores.Quando uma determinada publicidade alerta para o problema da poluição, quando tenta prevenir fogos florestais, acidentes, quando luta contra as drogas, etc., está a ter um papel social ativo. Tem sido dito que a publicidade determina o nosso estilo de vida, pois não só nos influencia em relação aos produtos e às marcas que devemos adquirir, como também em relação aos comportamentos que devemos assumir.

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